Daniel Dias é o maior nome da história do esporte paralímpico brasileiro. Seus feitos na natação ultrapassam o de qualquer outro esportista do Brasil, com ou sem deficiência.
O atleta tem no currículo 27 medalhas em Paralimpíadas: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Outros 40 pódios em Mundiais, 31 deles dourados. Em Jogos Parapan-americanos, disputou 33 provas e ganhou todas.
Aposentado das piscinas após a Paralimpíada de Tóquio 2020, pretende se dedicar à luta contra o capacitismo. Além de compor o conselho internacional de atletas, assumiu o cargo de secretário de Esportes de Atibaia, no interior de São Paulo, onde vive com a família.
Foi em Atibaia, também, que ele fundou o Instituto Daniel Dias para contribuir com o fomento do esporte paralímpico brasileiro, e principalmente oferecer oportunidades para que pessoas com deficiência consigam se tornar campeões na vida.
Nascido em 2014, o Instituto Daniel Dias – IDD oferece aulas para pessoas PCD, divididas em grupos de acordo com o nível de aprendizado. O próximo passo é levar a experiência do projeto para outras cidades e estados no Brasil.