Busca:

Na reta final de janeiro, a segunda sede do projeto Nadando com Daniel Dias em Ponta Grossa (PR) promoveu uma série de conversas e atividades voltadas à conscientização ambiental e à sustentabilidade. A partir da observação da rotina das aulas ao longo do último ano, a equipe técnica identificou a oportunidade de ampliar o diálogo com os alunos sobre hábitos mais sustentáveis no dia a dia, especialmente no uso de materiais descartáveis. Com isso, as atividades do mês de janeiro foram dedicadas a apresentar alternativas simples e práticas que contribuem para a redução de resíduos e para o cuidado com o meio ambiente.

Alunos do projeto Nadando com Daniel Dias em Ponta Grossa (PR) viveram momentos de aprendizado e crescimento em janeiro | Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A atividade começou com um momento de bate-papo entre a equipe e a garotada sobre consumo responsável e produção de lixo. A conversa rendeu aprendizados importantes para os jovens, que aprenderam principalmente a como evitar o desperdício e como isso ajuda na preservação do meio ambiente e do mundo como um todo.

Utilizando o exemplo dos copos descartáveis de plástico, a equipe destacou o uso de garrafas como uma forma de evitar desperdício e reduzir a produção de lixo. Agora, durante as aulas, a garotada utiliza suas próprias garrafinhas, e o descarte de copos de plástico praticamente zerou. Dessa forma, cada um demonstra seu interesse em sustentabilidade e ajuda o mundo à sua maneira. A atividade refletiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais especificamente o 12, que busca um consumo mais responsável, focado na redução da produção de resíduos e na reciclagem.

“As aulas no projeto Nadando com Daniel Dias vão muito além da piscina. É gratificante ver os jovens aprendendo mais sobre consumo e sobre como suas ações impactam o mundo. Esse tipo de conhecimento permite que eles se vejam integrados à sociedade e compreendam melhor sua importância para a sociedade, e que todos estão juntos na busca por um mundo mais saudável e sustentável”, comenta Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral do projeto.

Sobre o Instituto Daniel Dias

O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos. 

O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos jovens atendidos. Em 2025 o projeto chega ao número de 21 núcleos espalhados pelos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Ceará, chegando a um total de 860 crianças e jovens com deficiência beneficiados.

O núcleo II do projeto Nadando com Daniel Dias em Ponta Grossa (PR) tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O segundo núcleo do projeto conta com o patrocínio do BTG Pactual.

Acessar o conteúdo