Busca:

Na última semana de janeiro, a sede de Hortolândia (SP) do projeto Nadando com Daniel Dias realizou uma atividade lúdica em piscina com foco no consumo de água. Durante a atividade, a equipe técnica distribuiu cones e argolas em pontos da piscina, representando as casas das crianças. Bolinhas flutuantes foram espalhadas na água e apresentadas aos participantes como reservas de água.

Foto: Divulgação

A proposta consistiu em nadar pelo “mar”, recolher as bolinhas e levá-las até as “casas”, posicionadas na borda da piscina. Antes da dinâmica, a equipe conversou com os alunos para explicar o objetivo da atividade e contextualizar o uso responsável da água, relacionando o exercício a situações do mundo real. A ação estimulou a reflexão sobre sustentabilidade e consumo consciente, além de promover a participação ativa dos jovens.

Foi uma atividade importante sobre consumo responsável de água, mostrando um possível uso urbano da água do mar e aproximando os jovens a medidas de sustentabilidade. A atividade dialogou com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU, que trata sobre acesso à água potável e saneamento básico, com o objetivo de garantir o acesso de todos à água, e a gestão responsável da água, utilizando dinâmicas práticas para abordar o tema com as crianças e adolescentes atendidos.

“A dinâmica realizada pela equipe em Hortolândia é perfeita para conscientizar os jovens sobre o uso de água, pois utiliza muito bem o espaço da piscina e a criatividade para criar uma situação imersiva e educacional para eles. Entender como funciona o saneamento, o tratamento de água e a relação que eles têm com o consumo da água da comunidade é essencial para a formação de adultos responsáveis e inseridos na sociedade”, afirma Ricardo Junior Cardoso, coordenador geral do projeto Nadando com Daniel Dias.

Sobre o Instituto Daniel Dias

O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos.

O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos jovens atendidos. Em 2024 o projeto chegou ao número de 12 núcleos espalhados pelos estados do Paraná e de São Paulo e atende hoje um total de 500 alunos.

O Nadando com Daniel Dias em Hortolândia (SP) tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Hortolândia é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Na cidade do interior de São Paulo, o projeto conta com o patrocínio do Citi Brasil.

Acessar o conteúdo