Busca:

Em uma semana especial de visitas aos alunos do projeto, o padrinho multicampeão paralímpico, Daniel Dias, teve a chance de se reencontrar com os alunos e famílias de oito núcleos para celebrar o segundo ano de atividades. Além disso, pôde dar as boas-vindas oficiais aos alunos de duas novas sedes implementadas na capital paranaense. Com isso, Curitiba chegou ao número de 320 crianças e jovens atendidos pelo “Nadando com Daniel Dias”. Os pequenos nadadores tiveram momentos inesquecíveis ao lado do maior campeão paralímpico da história do Brasil e a agenda semanal foi encerrada nesta sexta-feira (13) com mais uma surpresa, que foi a presença do medalhista de prata do triathlon paralímpico em Paris 2024, Ronan Cordeiro, que também aproveitou para conhecer o trabalho realizado por Daniel Dias e toda a equipe técnica.

Foto: Eduardo Dux

A semana especial fez com que Daniel pudesse observar a evolução dos alunos junto aos professores, além de dar voz aos pais, que relataram sobre as mudanças sentidas ao longo do período em que são assistidos pelo projeto, com atividades dentro e fora das piscinas. 

“Foi uma semana de aquecer o coração e enchê-lo de esperança para que possamos prosseguir. É especial poder olhar cada criança nadando, especialmente ao reencontrar algumas e conhecer outras, mas acima de tudo ver a evolução que esse projeto é capaz de proporcionar a vida delas. Então, para mim, fica a minha gratidão a cada papai, a cada mamãe, a todos que fazem parte e que acreditam nesse projeto. Sou grato a Deus pelo privilégio de poder conduzir esse time junto a pessoas como o Juraci Moreira (gestor do projeto) e ao Ricardo Junior (coordenador de núcleos), que fazem esse projeto acontecer e a cada professor pela dedicação. Isso mostra o quanto, realmente, queremos fazer com dedicação e amor. E neste último dia de visita, ainda fomos coroados com a presença do Ronan, mostrando a medalha dele e falando um pouquinho com as crianças. Tudo isso mostra que a ferramenta esporte transforma vidas”, relata o padrinho Daniel Dias.

O projeto Nadando com Daniel Dias está focado no desenvolvimento geral de seus alunos, com a oportunidade de adequar a prática da natação com os mais diversos tipos de deficiências. Dessa forma, com momentos proporcionados junto a presença do padrinho e de outros nomes importantes do paradesporto nacional, são fortalecidos pontos fundamentais sobre como o esporte, atuando como ferramenta junto a educação e cidadania, pode impactar na vida direta dos alunos e de suas famílias com o fomento a valores que são aplicados no dia a dia, como determinação, foco e a superação de limites. 

Sobre o Instituto Daniel Dias

O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos. 

O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente e conta hoje com 500 alunos, que estão em 12 núcleos localizados nas cidades de Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Hortolândia (SP) e Valinhos (SP). A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.

O Nadando com Daniel Dias em Curitiba tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Curitiba é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O projeto conta com o patrocínio da Volvo.

Pular para o conteúdo