Neste mês de agosto os alunos do Nadando com Daniel Dias participaram de uma campanha especial, encabeçada pela empresa gaúcha de doces, Docile, que tem firmado parcerias com o esporte olímpico e paralímpico brasileiro. A ação se deu para valorizar o desenvolvimento social, com a oportunidade de focar na gentileza como forma de atrair mais pessoas com deficiência ao esporte, assim como fomentar o projeto que tem o multicampeão paralímpico, Daniel Dias, como padrinho e incentivador.
Entre os principais efeitos da campanha, estão o desenvolvimento humano e a motivação gerada através do bem-estar físico e emocional que a natação gera em seus alunos. No Nadando com Daniel Dias, diariamente há possibilidade de exercitar o corpo, mas também se encontra no esporte a ligação entre os valores aprendidos e os momentos de partilha com os amigos criados a partir do projeto. A gentileza amplia novos horizontes e, ao mesmo tempo, traz para perto novos alunos, que se sentem convidados a fazer parte deste processo.
“A ação conjunta foi de suma importância para nossos alunos, principalmente no buscar e ensinar sobre questões de gentileza entre as pessoas no dia a dia. Em um mundo em que se valoriza muitas vezes mais o virtual do que o contato pessoal, essa ação renova o sentimento humano da cortesia e da amizade que nos une há tanto tempo”, comenta o professor coordenador de núcleos do projeto, Ricardo Junior Cardoso.
O projeto Nadando com Daniel Dias visa promover o esporte adaptado aos mais diversos tipos de deficiência, além de abrir espaço para que os alunos tenham um maior desenvolvimento social e pessoal, a partir da aplicação dos valores esportivos e abrindo novas frentes para que os alunos possam aprender mais sobre questões importantes na sociedade, para que se preparem para os desafios e para que construam novas oportunidades, em um futuro cada vez mais promissor.
Sobre o Instituto Daniel Dias
O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos.
O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.
O Nadando com Daniel Dias em Curitiba tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Curitiba é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O projeto conta com o patrocínio da Volvo.