Busca:

Além da Natação

Tudo começou quando o jovem Daniel assistiu à Paralimpíada de Atenas em 2004.  Lá, viu o nadador Clodoaldo Silva conquistar seis medalhas de ouro para o Brasil. Esse momento foi um divisor de águas, inspirando Daniel a explorar o esporte adaptado.

A história de Daniel Dias nas piscinas é a prova de que como ter bons exemplos e oportunidades podem mudar as nossas vidas. Ser o maior atleta da natação paralímpica mundial não era o único sonho de Daniel.

Em 2014, abraçou a missão de contribuir com a valorização do esporte paralímpico brasileiro, e, principalmente, oferecer oportunidades para que pessoas com deficiência conseguissem se tornar campeões na água e na vida. Surgia então, em Atibaia, o Instituto Daniel Dias. 

Daniel Dias, recordista mundial e ícone do esporte paralímpico, transformou a adversidade em força e a piscina em palco para a superação. Através do esporte, Daniel se tornou uma voz ativa na luta pela inclusão, levando sua mensagem de esperança e determinação para além das piscinas, desafiando o capacitismo e incentivando a valorização do paradesporto.

Ao longo de sua carreira, Daniel Dias acumulou 28 medalhas paralímpicas em quatro edições dos Jogos Paralímpicos:

Além disso, ele conquistou um impressionante total de 40 medalhas em campeonatos mundiais:

Sua excelência nas piscinas também foi reconhecida internacionalmente com o prêmio Laureus World, considerado o Oscar do esporte, que ele recebeu três vezes, nos anos de 2009, 2012 e 2016. Depois de competir nas Paralimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, o maior nome brasileiro da história paralímpica decidiu se aposentar das piscinas em 2021, nos jogos de Tóquio, no Japão.

Aos 35 anos, Daniel Dias é o maior nome da história do esporte paralímpico brasileiro. Seu espírito indomável reverbera através do Instituto Daniel Dias, onde sua história inspira novas gerações. 

Pular para o conteúdo